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5 passos para abrir um franchising

18 Outubro 2022

Uma vez tomada a decisão de se lançar por conta própria e de optar pelo franchising como o modelo de negócio mais adequado ao seu perfil de empreendedor, é tempo de avançar para a fase seguinte – abrir a sua loja.

Mas antes vamos relembrar das fases anteriores que o trouxeram até aqui:

  • num primeiro momento, avalia-se as vantagens e desvantagens, as oportunidades e os desafios de cada modelo de negócio;
  • e depois, foi necessário perceber que tipo de empreendedor se é e qual é o modelo mais adequado, se o negócio próprio ou o franchising.

 

E agora, qual o próximo passo? O que fazer para abrir o franchising e começar a trabalhar, com toda a motivação? É o que vamos descobrir – está a 5 passos de iniciar o seu negócio!

 

  1. Escolher o setor do franchising

O primeiro passo é pesquisar os tipos de empresa existentes, os setores em que operam e o tipo de serviços/produtos, os termos e as condições de forma geral, enfim, reunir o máximo de informação possível (e acessível nesta fase), de modo a pré-selecionar algumas marcas e, posteriormente, decidir-se por uma delas. As feiras de franchising são uma ótima forma de obter informação e de fazer um primeiro contacto com este tipo de empreendedorismo. A outra forma é consultar a Franchising Ideal, que lhe vai esclarecer dúvidas e apresentar-lhe 3 marcas em setores distintos, mas complementares.

No final, é importante que as marcas que pré-selecionar representem valores e propósitos, serviços e/ou produtos com os quais se identifique e que ofereçam potencial de crescimento.

 

  1. Analisar as condições de mercado

O segundo passo é analisar as condições de mercado das marcas que selecionou, incluindo concorrência, o perfil do consumidor e o potencial de crescimento na localização onde pretende abrir a sua loja. Com base neste estudo prévio, vai poder reduzir a lista de marcas a duas ou três, isto se não tiver já identificado a sua preferida.

Conhecer os ganhos potenciais a serem obtidos é uma informação básica para fazer uma boa decisão, deve ser cauteloso e minucioso na questão econômica e procurar justificativas por escrito sobre qualquer ganho ou perda dessa rede de franchising, caso contrário é melhor rejeitar essa opção.

 

  1. Contactar a(s) marca(s)

Por esta altura já deverá ter opiniões mais concretas, mas falta-lhe as informações mais preciosas e que só podem ser fornecidas pelos franchisados a quem demonstre interesse real e concreto em investir numa franquia: qual a política da marca/do grupo e os seus objetivos, quem são os sócios e responsáveis, como é a estrutura organizacional, os recursos, formação e ferramentas ao dispor dos franchisados, dados sobre a rentabilidade do negócio, etc..

Contacte com a(s) marca(s) e agende reuniões para conhecer o grupo e apresentar a sua intenção, saber quais as condições para ser franchisado e qual o investimento a fazer, entre outros aspetos acima mencionados.

 

  1. Fazer contas e preparar o investimento

Uma vez na posse dos dados mais relevantes sobre a marca, ou marcas, é uma questão de avaliar as condições e de fazer contas. Confira as despesas iniciais, as de médio e longo prazo, incluindo gastos com contratação de equipas e rendas de espaços, e com taxas e royalties; confira as estimativas de receitas e margens de lucro, e apure o total do investimento necessário.

Feitas as contas e tomada a decisão de avançar, está pronto para o último passo – assinar contrato.

 

  1. Assinar o contrato e iniciar o seu negócio!

O quinto e último passo é analisar o contrato que o franchisador lhe enviar, negociar condições se for o caso e celebrar a assinatura do contrato. A casa-mãe da marca, isto é, o franchisador vai, então, fornecer-lhe todos os recursos para começar a montar o seu negócio e dá-se início à parceria.

 

Abrir um franchisado é um grande e impactante momento, pelo que deve ser bem ponderado e discutido com especialistas em negócios e franchising, como os do grupo Soluções Ideais. Não hesite e fale já connosco – vamos oferecer-lhe aconselhamento e ajudá-lo a abrir o seu negócio.

 

 

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