Franchising Ideal

Oportunidades de sucesso

Maia, um território de emoções

25 Agosto 2022

«Um local onde as emoções estão sempre em alta» é como o município da Maia se apresenta ao país e ao mundo, aos turistas nacionais e estrangeiros, aos investidores e aos empreendedores. E quem é que resiste a uma cidade assim, tão apelativa e rica em experiências, onde apetece viver, trabalhar e visitar? O grupo Soluções Ideais não resistiu ao potencial da região e marca presença com duas lojas.

Venha descobrir por que motivos não se consegue fica indiferente a esta cidade.

6 motivos para visitar a Maia

Das paisagens naturais ao património cultural, do lazer às oportunidades de trabalho e negócios, a Maia revela-se numa diversidade que vale a pena descobrir:

Os caminhos de Santiago

A Maia é um dos pontos que integra três rotas portuguesas que conduzem peregrinos, fiéis ou amantes de caminhadas, até ao icónico Caminho de Santiago, a mais antiga rota de peregrinação da Europa e do mundo ocidental que desde há mais de mil anos tem trazido pessoas de todas as condições e de todos os cantos do globo à Finisterra, na costa atlântica.

Daqui da Maia, as pessoas podem juntar-se, então, ao Caminho Português da Costa, ao Caminho Português Central e ao Caminho Português por Braga.

E se em épocas idas era a fé que punha em marcha os peregrinos, hoje em dia é também o espírito de aventura, o gosto pelas caminhadas e pelo contacto com a natureza.

Os parques da Maia

Os parques e jardins fazem as delícias de todos e na Maia há espaço para estar em contacto direto com a natureza e com os animais, ora repare: o Ecocaminho da Maia, o Jardim das Pirâmides, o Jardim de Calvilhe, o Parque de Avioso, o Parque de Lazer da Fundação de Gramaxo, o Parque de Quires, o Parque Urbano de Moutidos, o Parque Urbano dos Amores, o Parque Urbano dos Maninhos, o Parque Urbano Novo Rumo e o Zoo da Maia.

A arquitetura

A Maia destaca-se por possuir um núcleo invejável de exemplares da arquitetura contemporânea assinados pelos nomes grandes da arquitetura nacional e internacional, como Alfredo Ascenção, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, João Álvaro Rocha e João Leal, o arquiteto do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Mas o património arquitetónico da Maia destaca-se também por obras de outras épocas, como a Quinta da Gruta, a Quinta da Caverneira ou o núcleo de Fundevila, Milheirós.

A cultura e o património cultural

Também o património cultural merece atenção e há muito para ver, conhecer e desfrutar na Maia, dos monumentos aos miradouros, dos equipamentos culturais às igrejas e museus: Capela Nossa Senhora de Guadalupe, Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, Igreja Nossa Senhora do Ó, Fundação Gramaxo, Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, a escultura 'Zmork para a Maia' de Robert Schad e a escultura 'A Família' de Shintano Nakaoka, o miradouro do Monte de Nossa Senhora da Hora, entre outros.

O desporto

O desporto está fortemente enraizado no quotidiano da Maia, havendo infraestruturas para a prática de diversas modalidades, como o Centro Hípico da Quinta do Mosteiro e o Hipódromo Municipal, o estádio municipal Dr. José Vieira de Carvalho, o Aeródromo da Maia ou a Cidade Desportiva da Maia.

A gastronomia e os vinhos

Há quem diga, e bem, que uma região se conhece pelo que se serve à mesa: os ingredientes dos produtores locais, a forma de os confecionar, os pratos mais tradicionais e as influências que receberam de outras regiões e d'além mar, os vinhos que melhor se harmonizam, etc.. Por isso, se está de visita à Maia, tem mesmo de provar o melhor da sua gastronomia como o bacalhau à lidador, a sardinha de escabeche à moda da Maia, a bola de cebola típica da região ou o leite creme de milho.

A Maia, é, de facto, um «território de emoções» e merece a sua visita. Assim, e estiver a pensar em visitar a cidade ou procurando casa nova na zona, fazemos todo o gosto no seu contacto – nós na Soluções Ideais e os nossos parceiros vamos ajudá-lo a planear tudo.

 

Imagens © Direitos reservados

Referências: Câmara Municipal da Maia e Visit Maia

Novidades da nossa rede

Lousã
Lousã

A Lousã goza de uma localização privilegiada na Região Centro: a proximidade aos concelhos de Coimbra e Leiria tem permitido a evolução de uma rede viária que possibilita a comunicação interdistrital de pessoas, bens e serviços – um atrativo imprescindível para captar negócio e turistas.

Se o turismo é um dos setores que mais cresceu, outros são igualmente responsáveis pelo florescimento da economia, nomeadamente a transformação de papel, os componentes elétricos, o azeite, os vinhos e licores.

Leiria
Leiria

Leiria é daqueles lugares que fica para sempre ligada à História de Portugal, à literatura e à música, e ao destino do povo português. Terá sido aqui que o rei D. Dinis terá composto as famosas Cantigas de Amigo, referência da literatura portuguesa, e por sua ordem foi plantado pinhal que, atingindo o tamanho ideal, serviu para abastecer de madeira a construção das caravelas com se iniciou a época dos Descobrimentos.

Vila Real de Santo António
Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António nasce da visão de Marquês de Pombal de assinalar a presença portuguesa na foz do rio Guadiana e de controlar o comércio transfronteiriço daquele que era à época um importantíssimo ponto estratégico. E foi assim que, sob a égide do espírito Iluminista, a cidade se construiu,

Com características únicas em todo o país, o concelho de Vila Real de Santo António integra a rede do grupo Soluções Ideais.

O que visitar em Vila Real de Santo António

Maia, um território de emoções
Maia, um território de emoções

«Um local onde as emoções estão sempre em alta» é como o município da Maia se apresenta ao país e ao mundo, aos turistas nacionais e estrangeiros, aos investidores e aos empreendedores. E quem é que resiste a uma cidade assim, tão apelativa e rica em experiências, onde apetece viver, trabalhar e visitar? O grupo Soluções Ideais não resistiu ao potencial da região e marca presença com duas lojas.

Aveiro, cidade dos canais
Aveiro, cidade dos canais

Desde as primeiras povoações da Pré-História até à atualidade, Aveiro tem sido uma região palco de crescimento graças à sua localização privilegiada que oferece recursos e condições únicas para tanto humano e social, como económico e de inovação: o mar, a ria e os seus canais, a terra e as paisagens naturais, e as coordenadas geográficas.

Como não poderia deixar de ser, o Grupo Soluções Ideais tinha mesmo de marcar presença numa cidade eixo da economia do país, e surge a nossa agência SI Aveiro.