25 Agosto 2022
«Um local onde as emoções estão sempre em alta» é como o município da Maia se apresenta ao país e ao mundo, aos turistas nacionais e estrangeiros, aos investidores e aos empreendedores. E quem é que resiste a uma cidade assim, tão apelativa e rica em experiências, onde apetece viver, trabalhar e visitar? O grupo Soluções Ideais não resistiu ao potencial da região e marca presença com duas lojas.
Venha descobrir por que motivos não se consegue fica indiferente a esta cidade.
6 motivos para visitar a Maia
Das paisagens naturais ao património cultural, do lazer às oportunidades de trabalho e negócios, a Maia revela-se numa diversidade que vale a pena descobrir:
Os caminhos de Santiago
A Maia é um dos pontos que integra três rotas portuguesas que conduzem peregrinos, fiéis ou amantes de caminhadas, até ao icónico Caminho de Santiago, a mais antiga rota de peregrinação da Europa e do mundo ocidental que desde há mais de mil anos tem trazido pessoas de todas as condições e de todos os cantos do globo à Finisterra, na costa atlântica.
Daqui da Maia, as pessoas podem juntar-se, então, ao Caminho Português da Costa, ao Caminho Português Central e ao Caminho Português por Braga.
E se em épocas idas era a fé que punha em marcha os peregrinos, hoje em dia é também o espírito de aventura, o gosto pelas caminhadas e pelo contacto com a natureza.
Os parques da Maia
Os parques e jardins fazem as delícias de todos e na Maia há espaço para estar em contacto direto com a natureza e com os animais, ora repare: o Ecocaminho da Maia, o Jardim das Pirâmides, o Jardim de Calvilhe, o Parque de Avioso, o Parque de Lazer da Fundação de Gramaxo, o Parque de Quires, o Parque Urbano de Moutidos, o Parque Urbano dos Amores, o Parque Urbano dos Maninhos, o Parque Urbano Novo Rumo e o Zoo da Maia.
A arquitetura
A Maia destaca-se por possuir um núcleo invejável de exemplares da arquitetura contemporânea assinados pelos nomes grandes da arquitetura nacional e internacional, como Alfredo Ascenção, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, João Álvaro Rocha e João Leal, o arquiteto do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Mas o património arquitetónico da Maia destaca-se também por obras de outras épocas, como a Quinta da Gruta, a Quinta da Caverneira ou o núcleo de Fundevila, Milheirós.
A cultura e o património cultural
Também o património cultural merece atenção e há muito para ver, conhecer e desfrutar na Maia, dos monumentos aos miradouros, dos equipamentos culturais às igrejas e museus: Capela Nossa Senhora de Guadalupe, Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, Igreja Nossa Senhora do Ó, Fundação Gramaxo, Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, a escultura 'Zmork para a Maia' de Robert Schad e a escultura 'A Família' de Shintano Nakaoka, o miradouro do Monte de Nossa Senhora da Hora, entre outros.
O desporto
O desporto está fortemente enraizado no quotidiano da Maia, havendo infraestruturas para a prática de diversas modalidades, como o Centro Hípico da Quinta do Mosteiro e o Hipódromo Municipal, o estádio municipal Dr. José Vieira de Carvalho, o Aeródromo da Maia ou a Cidade Desportiva da Maia.
A gastronomia e os vinhos
Há quem diga, e bem, que uma região se conhece pelo que se serve à mesa: os ingredientes dos produtores locais, a forma de os confecionar, os pratos mais tradicionais e as influências que receberam de outras regiões e d'além mar, os vinhos que melhor se harmonizam, etc.. Por isso, se está de visita à Maia, tem mesmo de provar o melhor da sua gastronomia como o bacalhau à lidador, a sardinha de escabeche à moda da Maia, a bola de cebola típica da região ou o leite creme de milho.
A Maia, é, de facto, um «território de emoções» e merece a sua visita. Assim, e estiver a pensar em visitar a cidade ou procurando casa nova na zona, fazemos todo o gosto no seu contacto – nós na Soluções Ideais e os nossos parceiros vamos ajudá-lo a planear tudo.
Imagens © Direitos reservados
Referências: Câmara Municipal da Maia e Visit Maia