3 Outubro 2022
A Lousã goza de uma localização privilegiada na Região Centro: a proximidade aos concelhos de Coimbra e Leiria tem permitido a evolução de uma rede viária que possibilita a comunicação interdistrital de pessoas, bens e serviços – um atrativo imprescindível para captar negócio e turistas.
Se o turismo é um dos setores que mais cresceu, outros são igualmente responsáveis pelo florescimento da economia, nomeadamente a transformação de papel, os componentes elétricos, o azeite, os vinhos e licores.
À semelhança de outros concelhos, também aqui na Lousã encontramos uma loja do grupo Soluções Ideais.
5 bons motivos para conhecer a Lousã
Venha descobrir a riqueza única deste concelho da Beira Baixa:
A Serra da Lousã
É, sem dúvida, a serra da Lousã que mais impacta o concelho e a cidade, e a todos os níveis. A Serra da Lousã é fonte de bem-estar, de entretenimento e de riqueza.
Os produtos tradicionais e a gastronomia
Hoje em dia, é mais do que reconhecido o valor e contributo dos produtos tradicionais para a sustentabilidade das economias locais e os consumidores dão cada vez mais importância à qualidade e à autenticidade características daquele tipo de bens. Na Lousã, destaca-se a produção de vinhos e licores, sendo o mais afamado o Licor Beirão, o mel DOP Serra da Lousã (denominação de origem protegida), os enchidos, a cestaria e os trabalhos em xisto.
As aldeias de xisto
No concelho da Lousã situam-se cinco das 27 aldeias que constituem a Rede de Aldeias do Xisto e que estão distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal: Candal, Casal Novo, Talesnal, Cerdeira e Chiqueiro.
A natureza e as atividades ao ar livre
Num concelho em que a serra encanta, o contacto com a natureza é privilegiado e proporciona momentos e experiências únicas:
- As praias fluviais: a da Senhora da Piedade, a da Senhora da Graça e a da Bogueira;
- O Cabril do Ceira;
- A ponte velha;
- A Rede de Percursos Pedestres da Lousã;
- A Rede de Geocaching e a Mata do Sobral;
- O Centro BTT e os seus percursos;
- O Baloiço do Trevim e o Baloiço da Senhora da Piedade.
O património e a cultura
Quem aprecia o legado arquitetónico e a cultura não pode deixar de visitar o Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, o Castelo de Arouce, o edifício do Paço do Concelho, a Igreja Matriz da Lousã, o Palácio dos Salazares, a Capela da Misericórdia ou as Casas de Cima e de Baixo dos Almeida Serras. Visite, ainda, o MOMO – Museu do Circo e o Núcleo de Gastronomia e Doçaria Regional Mirita Sales.
São cinco bons motivos para visitar, viver e investir na Lousã, mas há mais e só tem mesmo de os descobrir. Não hesite em falar connosco, seja para ajudá-lo na sua estada, para aconselhá-lo num negócio próprio ou na procura de casa.
Imagens © Direitos reservados
Referências: Câmara Municipal da Lousã