3 Fevereiro 2020
Ter um discurso de vendas eficaz é o segredo que leva aos resultados positivos. A forma como os produtos ou serviços são apresentados tem cada vez mais relevância, sendo fulcral alinhar o discurso às necessidades dos clientes.
Hoje deixamos algumas dicas sobre como preparar um bom discurso de venda. Mas não, não vamos dar nenhum exemplo de discurso completo, e passamos a explicar porquê.
Não há nada pior do que um discurso decorado e pouco espontâneo, uma vez que desperta automaticamente falta de confiança no ouvinte. Além disso, cada negócio, cada cliente e cada vendedor são únicos, o que leva a que cada discurso tenha de ser adaptado às características de cada um.
Ora bem, vamos às dicas:
1. Seja simples – Evite complicar o discurso e prender-se em “palavras caras” e excesso de termos técnicos. Utilize-os apenas quando o discurso for direcionado a especialistas da área ou profundos conhecedores do assunto.
2. Seja firme, mas nunca arrogante – Nunca interrompa de forma abrupta o seu cliente, deixe-o sempre terminar de falar e colocar as suas objeções e só depois inicie o discurso com uma expressão positiva, seguida dos seus argumentos. Damos-lhe um exemplo: “Entendo perfeitamente o seu ponto de vista, tenho vários clientes que questionaram o mesmo, mas…”.
3. Seja profissional e efetivo – Não se perca em “conversa fiada” se notar que o seu cliente não está para aí virado. Adapte o seu discurso à limitação de tempo do seu cliente, para apenas focar o mais importante.
4. Ouça antes de falar – As pessoas gostam de ser ouvidas, por isso, mostre que está a prestar atenção ao que elas estão a dizer. Aproveite para descobrir como pode criar valor para o seu cliente, perceba as suas necessidades e, assim, conseguirá adaptar o seu discurso da melhor forma.
5. Não informe apenas, resolva – Se apenas enumerar todas as vantagens e qualidades do seu produto, poderá não estar a chegar às reais necessidades do seu cliente. Mostre-lhe como o seu produto pode resolver essas necessidades. Estas são apenas algumas dicas sobre como preparar o melhor discurso para conduzir o cliente à tomada de decisão de fechar o negócio. Não se esqueça, seja simpático, prestável, bom ouvinte e transparente.